Por Soely Meira (COPED/DRE/Cuiabá)
O Encontro Indígena, um dos maiores eventos do estado, tem sido firmado como referência de diálogo e troca de experiências entre os povos indígenas e não indígenas desde 2008. O objetivo principal deste Encontro é promover a valorização da diversidade cultural e fortalecer as identidades indígenas do estado de Mato Grosso. O encontro aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2024 no Museu de História Natural de Mato Grosso em Cuiabá-MT.
Este ano, o tema do evento foi "Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições", refletindo o compromisso em preservar e celebrar as culturas dos povos tradicionais. A programação contou com rodas de conversa e vivências socioculturais, incluindo oficinas de pintura corporal, danças e narrativas indígenas; com as presenças das etnias: Umutina, Kuikuro, Bóe Boróro, Karajá e Xavante e a participação de cerca de 2.000 estudantes das redes estadual, municipal e privada dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Acorizal, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.
Diretoria Regional de Educação de Cuiabá presente no 11º Encontro Indígena.
EE Malik Didier Namer Zahafi (Cuiabá) presente no 11º Encontro Indígena.
EEDIEB Prof. Antônio Cesário F. Neto (Cuiabá) presente no 11º Encontro Indígena.
EE Raimundo Pinheiro da Silva (Cuiabá) no 11º Encontro Indígena.
EE Profª Marcelina de Campos (Cuiabá) presente no 11º Encontro Indígena.
EE Faustino Dias Amorim (Santo Antônio do Leverger) presente no 11º Encontro Indigena.
Conhecer a história e a cultura dos povos indígenas contribui para combater estereótipos e preconceitos, além de promover o respeito pela pluralidade étnica e cultural do nosso país.